HANDELADA

O QUE É? QUEM SÃO ? DE ONDE VEM?

O grupo Handelada teve início no ano de 2011 e é formado por ex-atletas de handebol do Estado de Pernambuco, com idade superior a 35 anos. A ideia surgiu de uma reunião informal com suas idealizadoras, Maria Joziane Pinto Amaro, Elenita Domingues Ribeiro e Rosileide Carmina Soares Araújo, que perceberam a necessidade de muitas ex-atletas que, por muitos anos dedicaram a sua vida ao esporte, participando de campeonatos estaduais e nacionais, e que gostariam de continuar praticando o handebol, o que não era possível por não existirem campeonatos oficiais para essa faixa etária no nosso estado. O sentimento era de continuar praticando o esporte de forma lúdica aliada aos benefícios que a atividade física traz, no que diz respeito não apenas a parte cognitiva, mas também, a parte psicológica, biológica e social.

Entre as participantes estão profissionais de diversas áreas, como educadoras físicas, psicólogas, policiais civis e militares, empresárias, com idade de até 58 anos, a maior parte casada, com filhos e algumas até com netos, que, por amor ao handebol, se reúnem todas as segundas-feira, no Sport Club do Recife, para bater a sua handelada. A propósito, vale o registro da origem do nome, que nada mais é do que uma “pelada” de handebol.

Claro que o que começou apenas como uma brincadeira foi tomando uma outra proporção, criando corpo e o grupo passou a participar de alguns eventos, terminando por participar por dois anos seguidos de um torneio máster, na Argentina. Foram dessas participações que surgiu a ideia de realizarmos um evento em nossa cidade. Assim, entre os dias 07 e 09 de outubro próximo, no Clube Português do Recife, estaremos realizando a Copa Acácia de Handebol Master, com a participação de duas equipes da Argentina, o Club Banco de Córdoba e o Club Barrio Parque, uma equipe de Alagoas, a Sister’s, um selecionado do interior do Estado, a própria Handelada, o Santa Cruz Futebol Club, o Sport Club do Recife e o Recife Handebol Master.

No evento, estarão presentes a goleira Carla Vasconcelos, com 49 anos de idade e que ainda atua em campeonatos oficiais pelo Clube Português do Recife, a petrolinense Maria Aparecida dos Santos, mais conhecida como Nenega que, inclusive, recentemente levou a tocha olímpica na cidade de Petrolina, pela sua participação por mais de dez anos defendendo a seleção brasileira de handebol e Mônica Cabral Pereira, que também defendeu a seleção por três anos, na década de 80 e hoje faz parte da handelada.

O nome escolhido para o nosso Torneio, Copa Acácia de Handebol Master, é uma homenagem a uma das grandes atletas de handebol do nosso Estado, seleção pernambucana por vários anos, que faleceu precocemente com 37 anos de idade, em 07 de setembro de 2010, e que anos seguidos levou o título de melhor atacante em handebol de Pernambuco, parceira de quadra de muitas de nós.

No grupo temos histórias de amigas afastadas da quadra desde os anos 80, 90, por motivos diversos, que hoje fazem da handelada uma prioridade, tal o benefício emocional que o encontro não apenas com a bola, mas especialmente, com as amigas, lhes têm trazido.

Para nós, a handelada é mais que um encontro semanal, é um encontro com a paixão, com a alegria de viver!

Rosileide Carmina

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon
  • Twitter App Icon

© 2015 by DAGSITE

2016

BOLETIM 01 12 06 ADM